quarta-feira, 24 de setembro de 2008

“Mercado Internacional”

O “Mercado Internacional” é um espaço onde todos podem encontrar oportunidades internacionais à medida da sua unidade ou mesmo à medida do seu interesse pessoal.
Um espaço de trocas em que alguns darão a conhecer oportunidades internacionais que existem por esse mundo de fora e outros serão convidados a partilhar a sua experiência internacional.
Se tens uma vivência internacional e desejas partilhá-la, o Mercado Internacional é o espaço ideal para ti (poderás trazer contigo: cartazes, fotografias, dinâmicas novas); porém se procuras conhecer o que o mundo tem para te oferecer, no Mercado Internacional poderás conhecer as diferentes oportunidades internacionais disponíveis.

Quando? 1 e 2 de Novembro.
Local? Quinta da Fonte Quente – Tocha.
Quem? Caminheiros/Companheiros, Dirigentes e CIL’s.
Como? Envia um email para: mercadointernacional@cne-escutismo.pt com os teus dados pessoais (Nome, Nin, Data de Nascimento, Categoria - Caminheiro/ Companheiro, Dirigente ou Cil - Cargo, Agrup., Região/Núcleo, morada, email e número de telefone. Referir eventuais alergias alimentares ou problemas de saúde).
Custo? 15€ (cobre: alimentação e o espaço, será uma actividade realizada em regime de acampamento).
Inscrições: 20 de Setembro – 20 de Outubro.

Mais informações: mercadointernacional@cne-escutismo.pt e si@cne-escutismo.pt / João Teixeira - 939205118

0 6º JamBeiras, já começou...


3 a 9 de Agosto 2009
Quinta da Ribalta - Arganil

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

DRAVIM 2008



Em 2008 a Declaração Universal dos Direitos do Homem faz 60 anos,
"Endireita o teu mundo" é o convite que a Base Nacional da IV te faz para mais um início de ano escutista . Desloca-te até à tua Base e vem participar no Dravim 2008.
Procura o que outros têm para te dar, e dá o que os outros precisam. Não hesites, pega na tua mochila e na tua tenda e vem dar côr à tua base.
Lema:"Endireita o teu mundo"
Tema:Direitos do Homem

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Inicio das Actividades




Divulguem:



Dia 20 de Setembro às 14h30

(re)começam as actividades escutistas

no Monte Formoso


Há supresas...


Não faltes...


sexta-feira, 5 de setembro de 2008

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Memórias de Drave

Encontro de S.Paulo, em Drave, 26 a 27 de Julho de 2008

Posso começar por dizer que a base nacional da IV secção é um lugar lindo, fantástico,...
Dificil de lá chegar, não sabiamos o caminho, estivemos cerca de duas horas e meia perdidas, chegamos a pensar em voltar para trás, mas, ainda bem que não o fizemos.
Marcou-me bastante, ter partilhado esta experiencia com a minha afilhada, Lily.
Depois de cinco horas de viagem, chegamos! Cruzamo-nos com um Clã de Cascais, super divertidos, a quem ajudamos a carregar a “tralha” (parecia que íam ficar uma semana acampados).
Quando chegamos a Drave, não sabiamos para onde ir, nem o que fazer, conntinuamos com o Clã de Cascais, e percebemos que íam para encontros diferentes. Tinham ído para serviço.
Também fui um pouco na espectativa de fazer serviço, mas afinal não,... Apesar de o encontro não ter sido o que estava à espera, valeu apena a experiência e conhecer um pouco mais, sobre a vida do nosso patrono, S.Paulo.
O momento que mais me marcou, foi durante a noite, na casa do silêncio, um local bastante acolhedor, ambiente de reflexão, e quando cantamos “Rumos do Homem-Novo”, nessa altura as lágrimas começam a cair pelo rosto, sem explicação, algo de tão forte que bate cá dentro, e o orgulho de ter este lenço ao pescoço.
Depois de reflexão, tivemos todos na conversa, jogar cartas,... deu para conhecer melhor as pessoas, foi uma noite especial.
Mais uma actividade, mais uma luta vencida. Da próxima vez, gostava muito ir com o meu Clã, para os campos de trabalho, para contribuirmos para a nossa base =).

Uma forte canhota
Koala Dorminhoco

terça-feira, 19 de agosto de 2008

DRAVE

"Sorte é estar preparado para a oportunidade." Anónimo

"Caminheiro sou, a Drave vou."
Esta é a frase que todos os Caminheiros deveriam fazer sua, pois é na Drave que se situa a Base Nacional da IV, um Centro Escutista destinado a Caminheiros e Clãs.Em 2008, a prioridade da BNIV continuará a ser o acolhimento dos Clãs e apoio às suas actividades. Para esse efeito, a BNIV continuará disponível para acolher Clãs em qualquer altura do ano e deles receber um contributo em serviço para a sua construção.Existe uma série de subsídios pedagógicos - os chamados Programas Pedagógicos, que servem para enriquecer as actividades dos Clãs durante a sua estadia na BNIV.Outra grande oportunidade que é fazer parte do corpo de Staff Permanente da BNIV. No entanto, existem iniciativas nas quais podes, como caminheiro, participar individualmente; são os chamados EPICs - Encontros de Participação Individual para Caminheiros.Datas que ainda Podes aproveitar este anoEphata 2008 - 28 a 31 de Agosto, 2008Dravim 2008 - 27 e 28 de Setembro, 2008Talitha Kum 2008 - A indicar oportunamente - Outubro, 2008Encontro com São Paulo - 22 e 23 Novembro, 2008mais informações - http://www.drave.cne-escutismo.pt/pt/main.php?action=oportunidades

sexta-feira, 4 de julho de 2008

VIVA D. NUNO



Em espírito de acção de graças a Deus pelos dons que abundantemente concede à Sua Igreja, e com profunda alegria e gratidão, informamos todos os escuteiros que, de acordo com uma notícia veiculada pela Agência Ecclesia, o patrono do CNE irá finalmente ser canonizado!
Como é do conhecimento geral, o processo de canonização de Beato Nuno de Santa Maria estava já em curso, faltando ultimar alguns aspectos próprios deste tipo de processo. Assim, conforme foi divulgado, «Bento XVI abriu hoje (dia 3 de Julho) as portas à Canonização do Beato Nuno Álvares Pereira, ao autorizar a promulgação de dois decretos que reconhecem um milagre atribuído ao futuro Santo português e as suas virtudes heróicas».
No cumprimento do disposto na Constituição Apostólica Divinus Perfectionis Magister, de 1983, a Congregação para a Causa dos Santos procedeu do seguinte modo, na verificação da autenticidade deste segundo milagre atribuído ao Beato Nuno:
a) O presumível milagre, sobre o qual o Relator encarregado para o efeito preparou uma Positio, foi examinado na reunião de peritos (médicos), cujos votos e conclusões foram expressos detalhadamente numa minuciosa relação;
b) Posteriormente, o milagre foi discutido num Congresso especial de teólogos e, por fim, na Congregação dos Padres Cardeais e Bispos.
As opiniões dos Padres Cardeais foram comunicadas ao Santo Padre, a quem compete exclusivamente o direito de decretar o culto público eclesiástico que se pode tributar aos Servos de Deus e Beatos. Estamos neste momento nesta fase e, a autorização para a promulgação dos dois decretos significa que o referido culto público será em breve decretado.
Aguardemos numa atitude de louvor pelo exemplo insigne de santidade que, através do Beato Nuno, Deus nos oferece!

sexta-feira, 20 de junho de 2008

segunda-feira, 16 de junho de 2008

terça-feira, 29 de abril de 2008

O Nosso Patrono

D. Afonso Henriques

"Drave"