Em espírito de acção de graças a Deus pelos dons que abundantemente concede à Sua Igreja, e com profunda alegria e gratidão, informamos todos os escuteiros que, de acordo com uma notícia veiculada pela Agência Ecclesia, o patrono do CNE irá finalmente ser canonizado!
Como é do conhecimento geral, o processo de canonização de Beato Nuno de Santa Maria estava já em curso, faltando ultimar alguns aspectos próprios deste tipo de processo. Assim, conforme foi divulgado, «Bento XVI abriu hoje (dia 3 de Julho) as portas à Canonização do Beato Nuno Álvares Pereira, ao autorizar a promulgação de dois decretos que reconhecem um milagre atribuído ao futuro Santo português e as suas virtudes heróicas».
No cumprimento do disposto na Constituição Apostólica Divinus Perfectionis Magister, de 1983, a Congregação para a Causa dos Santos procedeu do seguinte modo, na verificação da autenticidade deste segundo milagre atribuído ao Beato Nuno:
a) O presumível milagre, sobre o qual o Relator encarregado para o efeito preparou uma Positio, foi examinado na reunião de peritos (médicos), cujos votos e conclusões foram expressos detalhadamente numa minuciosa relação;
b) Posteriormente, o milagre foi discutido num Congresso especial de teólogos e, por fim, na Congregação dos Padres Cardeais e Bispos.
As opiniões dos Padres Cardeais foram comunicadas ao Santo Padre, a quem compete exclusivamente o direito de decretar o culto público eclesiástico que se pode tributar aos Servos de Deus e Beatos. Estamos neste momento nesta fase e, a autorização para a promulgação dos dois decretos significa que o referido culto público será em breve decretado.
Aguardemos numa atitude de louvor pelo exemplo insigne de santidade que, através do Beato Nuno, Deus nos oferece!
1 comentário:
Viva D. Nuno e vivam aqueles que à sua protecção se colocam, nomeadamente os escuteiros do CNE.
Que a sua vida virtuosa e exemplar como homem, cidadão e cristão motive cada um de nós a emitá-lo e, se assim fôr da nossa vontade, a chegar tão longe como o Santo Condestável.
Enviar um comentário